26 de out. de 2012

Roda de Conversa com vereador eleito movimenta Grupo Fênix


Aula especial e bate - papo para os estudantes do Ensino Médio encerram atividades voltadas para os alunos na I Semana de Direitos Humanos, do Grupo Fênix de Educação. O ponto alto da sexta-feira, dia 26, foi a Roda de Conversa sobre “Política e Juventude”, com o vereador eleito de São Caetano do Sul e professor da instituição, Pio Mielo, com a mediação do assessor de comunicação da escola, Gustavo Ellero.

O evento, que é organizado pelo departamento de Direitos Humanos, do Núcleo de Formação Humana – NFH, contou com a participação assídua dos alunos do 2° ano do Ensino Médio da instituição, que enviaram perguntas ao entrevistado. “Foi fantástico, o interesse a cerca desse tema, por parte deles, que são o futuro de nossa nação, só tem aumentado, isso abrilhantou a nossa conversa”, ressalta Pio Mielo.

Para o coordenador do NFH e responsável pelo departamento de Direitos Humanos, prof. Rafa Dutra, a roda de conversa foi uma oportunidade dos alunos conversarem com alguém que trabalha, efetivamente, com política. “Tenho certeza que os estudantes conseguiram assimilar o que foi discutido e a conversa serviu para desmistificar a ideia de que a política está longe do acesso das pessoas”, afirma o professor.

Além do bate-papo para as turmas do 2°EM, os estudantes do 3° ano do Ensino Médio acompanharam uma aula especial sobre as Ditaduras no Brasil e Chile, com os professores  Wadson Cadarso e Ximena Molina. As atividades fecharam a programação voltada para os os alunos na I Semana de Direitos Humanos do Fênix, que ainda contará com uma edição do ciclo de palestras Conversando Sobre, no dia 30, terça-feira, às 19h30, no auditório da Unidade I – Fundamental e Médio.

23 de out. de 2012

Alunos do Fênix encantam em musical


“Estou muito emocionada. Adorei. Espero que esses eventos aconteçam no futuro”, palavras da espectadora Luciane Ramos, mãe da aluna Rebeca Ramos, do 5° ano C, que cantou uma ópera, na noite de ontem, dia 22, durante o espetáculo “Músicas daqui, Ritmos do mundo”. A apresentação conjunta entre as professoras de artes e música, do Ensino Fundamental I, foi interpretada pelos alunos dos 5°s anos, com o aporte musical dos colegas dos 4°s anos, que tocaram flauta doce.

Com quase todos os seus 370 lugares ocupados, o teatro Santos Dumont, em São Caetano do Sul, foi palco de um espetáculo cheio de magia e encantos, que reuniu experimentos musicais utilizando cantigas típicas brasileiras e o mais variados ritmos mundiais, além de uma efusiva interpretação dos alunos em todos os momentos do musical. “O ‘Músicas daqui, Ritmos do Mundo’ proporcionou uma grande exploração do folclore brasileiro, só que nos divertindo com ritmos variados como jazz, funk, blues, entre outros”, explica a professora de música do Colégio, Tânia Bertassoli, responsável pela parte musical do evento.

“Foi um trabalho bonito, com muita integração entre os professores e alunos, conseguimos fazer uma mistura muito bacana, que resultou em uma obra maravilhosa”, ressalta a profa de Artes, do Grupo Fênix de Educação, Marisa Castro, que foi responsável pela parte cênica do espetáculo.

Para Celeste Dulce Severino, avó do aluno Matheus Severino, do 4° ano C, o espetáculo serviu para apresentar, de uma forma mais atual, os clássicos que embalavam sua infância. “A ideia foi ótima as músicas de antigamente nos ensinavam muitas coisas boas”, destaca Celeste.

22 de out. de 2012

Músicas daqui Ritmos do Mundo


Hoje, dia 22, teremos nossa primeira grande apresentação teatral do Ensino Fundamental I, em 2012. Os alunos dos 5°s anos com a participação especial dos colegas dos 4°s anos, interpretarão o musical "Músicas Daqui e Ritmos do Mundo". Um projeto das profs. Marisa Castro, Tânia Bertassoli e Gláucia Sacheta. O espetáculo será às 19hs, no Teatro Santos Dumont , em São Caetano do Sul(Avenida Goiás, 1111, Centro ).

19 de out. de 2012

Alunos visitam Memorial da Resistência


Ontem, dia 18, alunos do Ensino Médio, juntamente com o responsável pelo departamento de Direitos Humanos do colégio, prof.° Rafa Dutra, visitaram o Memorial da Resistência, em São Paulo. A atividade fez parte da preparação dos jovens para a Semana de Direitos Humanos, que será realizada de 22 a 30 de outubro, em nossa instituição. Abaixo segue mensagem enviada pelo professor Rafa.


"Obrigado por participarem da "pré-atividade" da nossa I Semana de Direitos Humanos do Grupo Fênix de Educação, eu curti muito estar lá e estar lá com vocês (que escolheram participar da atividade), com certeza a vontade era de ficar mais umas duas horas conversando com o Alípio Freire e ouvindo a história por um dos personagens que ajudou a contruí-la! 
Sobre a questão dos "heróis" deixo essa frase para vocês pensarem: "...heróis são pessoas que fizeram o que era preciso fazer, enfrentando as consequências..." e GOSTARIA DE PEDIR QUE CADA UM DE VOCÊS QUE COMPARTILHARAM ESSA EXPERIÊNCIA DEIXASSE UM COMENTÁRIO AQUI NA FOTO SOBRE COMO FOI ESSA VIVÊNCIA PARA VOCÊS!"

17 de out. de 2012

Pedido aos pais - Por Andréa Brandão


Senhores Pais ou Responsáveis,

Gostaríamos de pedir-lhes que nesta reta final do ano letivo, os senhores acompanhem passo a passo o desenvolvimento do (a) seu(sua) filho(a) em relação as tarefas de casa (que valem nota), notas das avaliações e assiduidade lembrando que a média do nosso colégio é 6,0 e, para que o aluno seja aprovado sem exame, ele deverá totalizar 36 pontos.
O 1º trimestre tem peso 1, o 2º trimestre, peso 2 e o 3º trimestre, peso 3.

Colocamo-nos à inteira disposição dos senhores, caso queiram agendar um atendimento com a Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional para tratarmos da vida escolar do (a) seu (sua) filho (a).
O trabalho em parceria nos fortalece, contem sempre conosco.

 Um abraço,

Andréa Brandão
Orientadora Educacional                                                                                                                                                                                    

16 de out. de 2012

Ensino Fundamental assiste espetáculo e aprende Inglês


No dia primeiro de outubro, alunos do Ensino Fundamental I e II, do Grupo Fênix de Educação, tiveram a oportunidade de vivenciar o idioma Inglês de uma forma muito divertida. Acompanhados das professoras Carolina Ivanov, Fátima Nunes e Tassiana Pinheiro, as crianças acompanharam as peças teatrais da Companhia Internacional “The Performers”, no Teatro Municipal de Santo André.

Enquanto os mais novos assistiram o espetáculo Splash, os estudantes do EF II conferiram a peça Crazy Jeckyll and Hide. “Foi uma experiência muito significativa para os alunos que puderam perceber a importância que o idioma tem fora dos muros da escola. Acompanhar uma peça em outro idioma e compreender seu contexto principal sem dúvida os motivou ainda para em relação à língua estudada em nosso colégio.”, ressalta a prof.ª Carolina Ivanov.

6 de out. de 2012

Virada Cultural do Grupo Fênix leva arte à comunidade



Durante dois dias, 05 e 06 de outubro, o Grupo Fênix de Educação exalou arte com a realização da Virada Cultural, em parceria com a Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul - SECULT. O evento foi aberto ao público e reuniu cerca de 200 pessoas que deliraram com o show de talentos e percussão, além de terem conferido peças teatrais, oficinas, exposições, entre outras atrações.

Na sexta-feira, 05, a Virada, que fez parte da Semana de Cultura e Arte da instituição, iniciou suas atividades com a apresentação de dança dos alunos, logo depois o público relembrou antigos clássicos da música brasileira com o espetáculo “A letra e a língua: À resistência a ditadura”, trazido pela SECULT, que interpreta as canções censuradas na época da ditadura militar brasileira.

Já no segundo e último dia, 06, a Unidade I - Fundamental e Médio do Fênix foi tomada por um mar de espectadores que acompanharam, de forma efusiva, as mais de 20 atrações programadas. O ponto alto foi a apresentação do grupo “Batuques Urbanos”, de São Caetano, e as apresentações musicais do Show de Talentos e bandas do Espaço Cultural de Artes - ECA. “Foi um momento muito bom para todos nós, as pessoas marcaram presença nas peças teatrais e, também, nas oficinas que montamos. Tenho certeza que o público aproveitou bastante esse dia”, ressalta Marisa Castro, organizadora do evento e responsável pelo Departamento de Arte e Cultura do Núcleo de Formação Humana NFH, do Grupo.

“A iniciativa de estimular a cultura é muito importante, o Grupo Fênix está de parabéns pela ideia de abrir as portas da escola e realizar as apresentações”, afirma a espectadora Regiane Felpa, mãe das alunas, Agatha e Tamiris Felpa. A Semana de Cultura e Arte da instituição acontece até a próxima quinta-feira, dia 11, porém com atrações, somente, para os alunos.



5 de out. de 2012

Semana de Cultura começa com Virada Cultural e muita música


Na noite de hoje, dia 05, teve início a Virada Cultural do Grupo Fênix de Educação, que faz parte da Semana de Arte e Cultura da instituição, uma iniciativa do departamento de Arte e Cultura, do Núcleo de Formação Humana – NFH. Apresentações de dança, com alunas de ginástica da escola, e o musical “ A letra e a língua: À resistência a ditadura”, da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul - SECULT, foram as atrações da noite, para os cerca de 50 presentes, na Unidade I – Fundamental e Médio.

Amanhã, dia 06, a Virada Cultural terá continuidade, os portões do Fênix abrem às 10h . Para animar o público, serão realizadas exposições, peças teatrais, oficinas de arte, show de calouros, entre outras atrações. Confira a programação abaixo:

Dia 06/10 - Sábado

Das 10h às 17h30


Abertura - Banda e Fanfarras de São Caetano do Sul.
Bandas da escola Espaço Cultural de Artes - ECA.
Show de percussão - Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul.
Apresentação de Capoeira com alunos de Grupo Fênix de Educação.
Show de Talentos.
Coral do Grupo Fênix de Educação.
Sarau.
Desfile de máscaras itinerante.
Apresentações teatrais.
Oficinas de Customização, Modelagem e Caricatura.
Exposições - Salvador Dali, Desenhos dos Professores, Fotográfica, Telas e Livros - Os grandes Mestres da Arte, Ensino Fundamental I.

3 de out. de 2012

Grupo Fênix realiza Virada Cultural em São Caetano


O mês de outubro será totalmente cultural no Grupo Fênix de Educação. De 5 a 11, a instituição realizará a “Semana de Cultura e Arte”, com o apoio da Secretária de Cultura de São Caetano do Sul. O evento, que acontecerá na Unidade I – Fundamental e Médio, da escola, terá a Vidada Cultural, que será aberta ao público e contará com apresentações teatrais, danças, show de calouros, exposições, oficinas, saraus e diversas outras atrações.

A iniciativa é uma realização do departamento de Cultura e Arte, do Núcleo de Formação Humana – NFH, do Fênix, e tem como principal objetivo levar à comunidade intervenções culturais que possam gerar algum tipo de reflexão nos indivíduos. “Queremos dar a oportunidade das pessoas conhecerem e participarem de atividades que não estão contidas no seu cotidiano”, ressalta a responsável pelo departamento de Cultura e Arte, prof.ª Marisa Castro.

Com cerca de 20 atrações diferentes, a Semana terá como ponto alto os dias 5 e 6, sexta-feira e sábado, com a realização da Virada Cultural, que será aberta à comunidade. Nestes dias, ocorrerá a participação de fanfarras da cidade, show de calouros, apresentação de percussão, capoeira, a exposição “Salvador Dali”, além do desfile de máscaras que será itinerante durante todo o evento.

As atividades da Semana da Cultura acontecem, de 5 a 11 de outubro, na Unidade I – Fundamental e Médio, do Grupo Fênix de Educação, que fica na rua Martim Francisco, nº 472, Santa Paula – SCS. Confira abaixo cronograma da Virada Cultural, dias 5 e 6, que será aberta ao público, com entrada franca.

Dia 05/10 - Sexta-Feira

Das 19h30 às 21h

Apresentação de Ginástica Rítmica e Artística. 
Abertura da Semana Cultural - Musical: A Letra e a Língua: Ditadura.

Dia 06/10 - Sábado
Das 10h às 17h30

Abertura - Banda e Fanfarras de São Caetano do Sul.
Bandas da escola Espaço Cultural de Artes - ECA.
Show de percussão - Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul.
Apresentação de Capoeira com alunos de Grupo Fênix de Educação.
Show de Talentos.
Coral do Grupo Fênix de Educação.
Sarau.
Desfile de máscaras itinerante.
Apresentações teatrais.
Oficinas de Customização, Modelagem e Caricatura.
Exposições - Salvador Dali, Desenhos dos Professores, Fotográfica, Telas e Livros - Os grandes Mestres da Arte, Ensino Fundamental I.