30 de mar. de 2012

Comunicado: Copa Danone


Copa Danone - Futebol de Campo

Colégio Fênix x Inovação

Data: 01/04/2012 (domingo)
Local: CEPEUSP - Cidade Universitária (Professor Rubião Meira, nº61 - Praça 02)
Horários de saída do colégio: 7h20
Horários do jogo: 8h45
Categoria: 2000/2001

OBS.: Os pais irão ajudar a levar os alunos ao jogo. Os alunos que precisam de carona avisar antecipadamente o professor. Quem for direto ao local do jogo deverá chegar com 40 minutos de antecedência. Não esquecer o RG original e o uniforme de jogo (levar meião branco e caneleira). Qualquer dúvida entrar em contato com o Prof. Márcio: 7783-0640.
Atenciosamente, 
Prof. Márcio Bertini

NFH estreia o projeto “CineNúcleo”


            Na tarde de ontem, dia 29, o Núcleo de Formação Humana – NFH, realizou a primeira edição do CineNúcleo,  projeto que visa exibir filmes e realizar debates sobre os mais variados temas aos alunos. Para a primeira edição, foi exibido o documentário “Super Size Me: A Dieta do Palhaço”, que discute a questão dos Fast Foods e da qualidade da alimentação das pessoas nos dias de hoje.

            “O projeto tem uma proposta diferente, a ideia não é exibir “blockbusters”, filmes para o entretenimento, mas sim utilizar obras que seguidos de debates possam contribuir para reflexões interessantes acerca da vida e de temas relevantes em nossa sociedade”, ressalta o coordenador do NFH, Rafa Dutra. O CineNúcleo será realizado, pelo Núcleo, ao menos uma vez por mês, mas, está a disposição das LIGAS e de outras disciplinas do Colégio Fênix Santa Paula que queiram utilizar filmes como estratégia para reforçar o aprendizado dos alunos.

            Segundo Rafa Dutra, a escolha do documentário “Super Size Me: A dieta do Palhaço”, do polêmico diretor Michael Moore, fez parte das atividades para lembrar o dia da Saúde e Nutrição, 31 de abril. “Com isso, as dezenas de alunos que participaram da atividade puderam conferir e debater sobre o tema, que os afeta diretamente”, finaliza o coordenador.

29 de mar. de 2012

LIGA de Direitos Humanos estreia atividades em grande estilo


Ministra Maria do Rosário Nunes discursa em palestra.

               A última segunda-feira, dia 26, foi marcada pela primeira atividade da LIGA de Direitos Humanos do Colégio  Fênix Santa Paula. O grupo, formado pelos alunos Giovana e Luiza (1ºEM) e Victor e Luis Eduardo (2ºEM), coordenado pelo Prof. Rafa Dutra, acompanhou, na Universidade Metodista de São Paulo, a palestra "Perspectivas atuais do Direito Brasileiro: desafios e alternativas para os direitos fundamentais", com a Ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes.

               Segundo Rafa Dutra, os alunos, que nunca tinham participado de um evento oficial, ficaram impressionados por estarem diante de uma ministra e, também, com a força e o conteúdo de sua fala. “Tenho certeza que esse evento proporcionou diversas reflexões e ficará marcado na história de cada um que esteve lá. Acredito que essa palestra vai nos motivar, ainda mais, nesse início de trabalho na LIGA de Direitos Humanos", ressalta o coordenador.

CineNúcleo: Super size me: a dieta do palhaço



Em comemoração ao “Dia da Saúde e Nutrição” o Núcleo de Formação Humana - NFH, realizará, às 15h30 de hoje, o primeiro CineNúcleo. Projeto voltado aos alunos do Colégio Fênix Santa Paula, que visa promover o debate e a reflexão através de obras cinematográficas.

Filme:“Supersize me: a dieta do palhaço”

Quando: Quinta-feira, 29/03/2012, das 15h30 às 17h30

Local: Auditório do Colégio Fênix Santa Paula

Após a exibição do filme haverá um debate com o Prof. Rafa Dutra

Esperamos por vocês!!!




28 de mar. de 2012

“Conversando Sobre” retorna com força total e muitas novidades


           Depois do sucesso dos últimos anos foi realizada, na noite de ontem, dia 27, a primeira edição da temporada 2012 do ciclo de palestras “Conversando Sobre”. E, a temática da vez foi "Seu filho não é mais o mesmo?". Além disso, para as dezenas de pais presentes foi apresentado o projeto Liga da Família, encabeçado pela coordenadora da Família-Escola, Valeria San Roman.

            Neste ano, o “Conversando Sobre” passou a fazer parte das atividades do Núcleo de Formação Humana – NFH, com isso as palestras que antes eram ministradas, apenas, pelo prof. e coordenador do Núcleo, Rafa Dutra, agora passam a ser divididas com diversos convidados. “Em cada mês viremos com pessoas diferentes para refletirem sobre questões com saúde e o papel da família. Enfim, tudo relacionado ao mundo do jovem”, destaca Rafael.

            E nesta terceira temporada, o público se manteve fiel ao projeto. Durante a primeira palestra do ano, os presentes tiveram grande interação com a temática proposta, além de tirarem suas dúvidas e contarem suas experiências. “Esse tipo de atividade ajuda muito em casa com os nossos filhos, toda proposta que envolve a interação da família é importante para a relação”, ressalta Angelo Salvi, pai de Bruno Salvi, aluno do 1°EF I.

Liga da Família se apresenta

            Além do “Conversando Sobre”, a noite de ontem foi marcada pelo lançamento da Liga da Família, projeto do Núcleo Família-Escola, do Núcleo de Formação Humana, liderado pela coordenadora Valéria San Roman. “Queremos que os pais venham participar da nossa Liga. É muito importante que eles entrem no mundo dos filhos e é para isso que vamos trabalhar”, ressalta Valéria.

26 de mar. de 2012

Ensino da Língua Francesa no Fênix Santa Paula


            Como é sabido, o Colégio Fênix Santa Paula oferece uma carga horária semanal excelente para o ensino de língua inglesa. Os alunos também podem assistir às aulas de língua espanhola a partir do 6º ano do ensino fundamental II até o 3º ano do ensino médio. Porém, oferecemos, também, aos alunos do ensino médio, pais, familiares e colaboradores do colégio a possibilidade de frequentar as aulas de língua francesa nos níveis I e II.

             Esse idioma é, ainda hoje, importante para quem pretende seguir uma vida acadêmica ou trabalhar em diversos organismos internacionais. Além disso, em muitos setores, a França continua sendo referência mundial. Gastronomia, educação, moda, turismo, estudos sociais e artísticos são apenas alguns exemplos. Estamos convencidos de que o domínio de línguas estrangeiras é um diferencial para o sucesso profissional.

            O curso de língua francesa terá carga horária de uma hora semanal, e o material utilizado é organizado levando-se em consideração o Quadro Comum Europeu de Referência para o ensino de línguas. Isso é importante, pois prepara melhor os nossos alunos para realização de provas internacionais de proficiência.

            Atualmente a relação entre os países são estreitas. As novas tecnologias e a necessidade de deslocamentos têm se intensificado nos últimos anos. É por isso que nós do Colégio Fênix Santa Paula procuramos oferecer aos nossos alunos a possibilidade de uma formação séria em línguas estrangeiras.

            Para mais informações entre em contato com a secretaria do Colégio, através do telefone, 4221-1334.

            Voilà, on vous propose de vivre la langue française!

"Conversando Sobre" está de volta em 2012


22 de mar. de 2012

Pais, alunos e professores comemoram Dia Internacional da Água

            Quem passou pelo Colégio Fênix Santa Paula nesta quinta-feira, 22 de março, ficou encantado com as ações promovidas pela Família Fênix para comemorar o “Dia Internacional da Água”. A cor azul, que radiava pelo portão principal, deu o tom à data especial de conscientização em prol do meio ambiente.

Já na entrada, o personagem “Gotinha” recebeu todos que passavam, em especial os alunos, que foram vestidos de camisetas azuis. Dando continuidade às ações, um vídeo de conscientização animou todos os estudantes, fazendo-os refletir sobre o consumo responsável da água.

            Nem os bebedouros do Colégio foram esquecidos. Em cada um, havia um personagem que encenava as várias maneiras de se economizar água no dia a dia, como na hora de lavar louça, escovar os dentes, tomar banho e regar as plantas.

            As ações, apoiadas pela professora Lilian Capella, coordenadora de meio ambiente e sustentabilidade do NFH – Núcleo de Formação Humana, não visam somente uma reflexão neste dia, mas sim, para o cotidiano dos alunos. “Mais que um evento, nosso objetivo é promover uma conscientização em cada um, para que eles contribuam com o meio ambiente realizando pequenas ações em suas vidas”, explica a professora.


Confira mais fotos em nosso Facebook, Colégio Fênix Santa Paula.

21 de mar. de 2012

NFH realiza primeiro Intervalo Interativo


            O Núcleo de Formação Humana do Colégio Fênix Santa Paula realizou, no mês passado, a primeira edição do Intervalo Interativo, projeto que trabalha diversos temas durante o intervalo dos alunos. Desta vez, em parceria com a ONG Operação Hospalhaço, os alunos puderam se divertir e interagir com a atuação dos artistas.

            O Intervalo Interativo contou com a presença de dois palhaços, o Dr. Minduim e o Dr. Acerola, que fizeram a alegria dos alunos do Fundamental I, II e do Ensino Médio. A ação  acontecerá mensalmente, sempre proporcionando momentos de diversão e reflexão junto aos nossos alunos.

             Junto com a visita do Hospalhaço o Núcleo de Formação Humana iniciou a divulgação do “Curso Extensivo de Palhaço: Aliando arte e responsabilidade social”, uma iniciativa visa a formação na arte do palhaço aliada a visitas mensais em instituições de apoio social. Em breve serão divulgadas mais informações sobre 

20 de mar. de 2012

Fênix Santa Paula estreia com goleada na Copa Danone


            No último domingo, dia 18, o time de futebol de campo do Colégio Fênix Santa Paula estreou na Copa das Nações – Danone goleando o Colégio Paulista, por 5 a 0. Destaque para os dois gols do volante Matheuzinho, fecharam a conta, o zagueiro Iago, o lateral Marcos Paulo e o atacante Leonardo.  

            O próximo desafio do nosso Colégio será domingo, dia 25, contra o Colégio TCA, às 9h30, no Campo da Cidade Universitária, em partida válida pela segunda rodada da Copa das Nações Danone.

CURIOSIDADES DO DIA 20 DE MARÇO


Por: Isabel Baptista 

Em 20 de março de 1932, o dirigível Graf Zeppelin
 realiza voos na América do Sul.
1591 – Termina a construção em pedra e é liberada ao tráfego a Ponte de Rialto em Veneza.
1602 – Fundação da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais.
1760 – O "Grande Incêndio" de Boston destrói 349 prédios.
1781 – Pierre Méchain é o primeiro a observar as galáxias Messier 95 e Messier 96 na constelação de Leão.
1786 – O rei Gustavo III funda em Estocolmo a Academia Sueca para promover a língua e a literatura suecas nos moldes da Academia Francesa.
1800 – Alessandro Volta informa à Royal Society em Londres sobre um equipamento, construído por ele, capaz de produzir corrente elétrica contínua, e cujo princípio ficou conhecido posteriormente como a Pilha de Volta.
1815 – Napoleão entra em Paris após escapar de seu exílio em Elba, começando seu "Governo dos Cem Dias".
1848 – Revoluções de 1848 nos Estados Alemães: o rei Luís I da Baviera abdica.
1852 – É publicado A cabana do Pai Tomás da escritora estadunidense Harriet Beecher Stowe.
1861 – Um sismo destrói completamente a cidade de Mendoza, no oeste da Argentina.
1882 – O astrônomo francês Édouard Jean-Marie Stephan descobre um conjunto de galáxias, mais tarde conhecido por Sexteto de Seyfert.
1914 – Acontece em New Haven, Connecticut, o primeiro campeonato internacional de patinação artística no gelo.
1916 – Albert Einstein publica sua teoria geral da relatividade.
1946 – primeira Capireta (festa da plantação) no litoral paulista organizada por Kuabaiandé Poranga Mirim Kuabapé;
1952 – O Senado dos Estados Unidos ratifica o acordo de paz com o Japão.
1956 – A Tunísia obtém independência da França.
1964 – A precursora da Agência Espacial Europeia, ESRO (European Space Research Organization) é criada em decorrência de um acordo firmado em 11 de junho de 1962.
1969 – Fundada no Brasil a ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, empresa pública que substitui a Departamento de Correios e Telégrafos – DCT.
1987 – A Food and Drug Administration aprova a droga AZT no combate a AIDS/SIDA;
1995 – Atentado terrorista em cinco diferentes estações de metrô de Tóquio, com o uso de gás sarin, mata 12 e fere 1300 pessoas.
2003 – Invasão do Iraque: Logo nas primeiras horas da manhã, os Estados Unidos e três outros países iniciam as operações militares no Iraque.
2005 – Um sismo de magnitude 6,6 atinge Fukuoka, Japão, seu primeiro grande abalo em cerca de cem anos. Uma pessoa morre, e centenas ficam feridas.
2006 – Inauguração do Museu da Língua Portuguesa.

19 de mar. de 2012

Déficit de atenção vira tema de curso


            Nomenclaturas como TDA ou TDAH podem ser interpretadas de forma estranha por muitos, mas correspondem a um problema que vem aumentando e é motivo de capacitação no Colégio Fênix Santa Paula. No último mês, nossos profissionais participaram de uma palestra sobre como lidar com alunos que sofrem de Transtorno do Déficit de Atenção, o TDA, e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o TDAH.


            O curso foi ministrado pela psicopedagoga Fabíola Rodrigues, que passou, baseada em sua experiência, maneiras de trabalhar com crianças que sofrem com esses transtornos. “Nós detectamos que nos últimos anos tivemos um aumento considerado de alunos diagnosticados com essas características, por isso a importância em capacitar todos os nossos colaboradores”, afirma a vice-diretora geral do Fênix Santa Paula, Renata Souza Leite.


            Para a orientadora educacional, Andrea Brandão, a palestra foi muito positiva e ajudará no dia-a-dia com os alunos. “Vivemos em um mundo muito corrido, sem horários, e as crianças sentem isso dentro de casa, o que contribui para que seja diagnosticado o TDA e o TDAH. Quanto mais informações tivermos, mais ajudaremos nossos alunos”, ressalta.

16 de mar. de 2012

Guerra e Paz: Portinari em São Paulo


            Aberta desde o início do mês passado, a exposição Guerra e Paz, de Candido Portinari, está em São Paulo para homenagear a cinquentenário de morte do pintor e permanecerá disponível para visitação do público, gratuitamente, até 21 de abril, no Memorial da América Latina.

            A mostra apresenta os painéis Guerra e Paz, erguidos pela primeira vez após o trabalho de restauro, feito entre fevereiro e maio de 2011, e reúne cerca de 100 dos estudos originais preparatórios do artista para ambos. Pela primeira vez expostos no Brasil, os painéis passaram primeiro pelo Rio de Janeiro e agora saúdam os visitantes paulistas.

            Os murais, que foram encomendados pelo governo brasileiro para a sede da ONU, nos EUA, demoraram cerca de quatro anos para ficarem prontos. A área total pintada, uma superfície de 280m², é maior que a do Juízo Final, de Michelangelo, na Capela Sistina.
           
            Além de disseminar a grande criação de um dos ícones artístico brasileiro, a exposição de Guerra e Paz fascina pelo fato de ser a primeira vez que os quadros são expostos ao grande público, já que, na sede da ONU, as obras ficam no hall de entrada da Assembléia Geral, um local restrito, com acesso, apenas, aos delegados das Nações.

            Portanto, não fique parado! Visite a exposição Guerra e Paz, de Candido Portinari, de terça a domingo, das 9h às 18h, até o dia 21 de abril, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A entrada é franca.

Serviço:
Data: até 21 de abril de 2012;
Horário: Terça a domingo, 9h às 18h;
Valor: Grátis;
Local: Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo – SP);
Contato: 3823-4600.

15 de mar. de 2012

Una donna graziosa



            Descendente de italianos, casada, mãe, mais de 30 anos trabalhando com educação, emotiva e com um gracioso sorriso no rosto que alegra a todos que cruzam seu caminho. Esta é Cilene Donadio, coordenadora dos Ensinos Fundamental I e Integral do Colégio Fênix Santa Paula.


            Nascida e criada em São Caetano do Sul, Cilene começou a dar aulas por influência da mãe, que via na profissão um futuro promissor e respeitado. Depois de formada, tornou-se uma profissional que trabalhou em poucas instituições, mas que perdurou por muito tempo nelas, mostrando que sua qualidade e profissionalismo são indiscutíveis.


            Mãe de dois filhos, sempre procurou ser forte em suas decisões e escolhas, porém, a única coisa que a faz cair em prantos é se lembrar de suas dificuldades e de onde tirou forças para superá-las. “Passei por muitos problemas, mas sempre tive fé. Tenho como princípio básico crer em Deus e procuro, em minha vida, e no relacionamento com as pessoas, seguir seus ensinamentos”, enfatiza Cilene.


            Trabalhando desde seus 18 anos, Cilene não pretende parar tão cedo e diz que o segredo é a diversidade de experiências que a profissão proporciona. “A cada ano que passa, encontramos pessoas novas, com características diferentes. Isso faz com que com que nunca paremos de aprender e de ensinar. Procuro, sempre, passar os valores da família, respeito e confiança. Então, sempre tem algo a fazer”, projeta a coordenadora.  

14 de mar. de 2012

Plantão de Dúvida 6os aos 9os anos


            O Colégio Fênix Santa Paula iniciará na próxima segunda-feira, dia 19, as aulas de Apoio nas disciplinas de Português, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia.

            O Plantão de Dúvidas será de livre escolha do aluno e as aulas serão ministradas por monitores – alunos, que foram escolhidos por obterem os melhores resultados nas respectivas disciplinas.

Monitores:
Diogo – Português e Matemática
Giovanna Brito – Geografia e Física
Julia Pultrini – História e Biologia
Lucas Vairolette – Química
Brenno Fontes – Inglês

Segue abaixo a grade horária:


Dia Nacional da Poesia


Fênix Santa Paula entra em campo


            Na manhã do próximo domingo, dia 18, a equipe de futebol de campo do Fênix Santa Paula estreia em busca de mais um título. Comandados pelo técnico Marcio Bertini, os garotos jogarão contra o Colégio Paulista, pela Copa Danone.

            Visando o título da competição, Marcio espera fazer uma boa estreia para seguir forte no campeonato. “O nosso time é bom, os garotos estão focados, agora é jogar e buscar a vitória”, ressalta o treinador.

            O Fênix Santa Paula enfrenta o Colégio Paulista no domingo, dia 18, às 10h30, no campo da Cidade Universitária – CEPEUSP. Vale ressaltar que o horário de saída da equipe será às 9h, em frente ao colégio, quem precisar de carona deverá entrar em contato com o técnico Marcio Bertini.
             
Serviço:

Colégio Fênix x Paulista

Data: 18/03/2012 (domingo)
Local: CEPEUSP - Cidade Universitária (Professor Rubião Meira, nº61 - Praça 02)
Horário de saída do colégio: 9h
Horário do jogo: 10h30
Categoria: 2000/2001
OBS.: Os pais irão ajudar a levar os alunos ao jogo. Os alunos que precisam de carona avisar antecipadamente o professor. Quem for direto ao local do jogo deverá chegar com 40 minutos de antecedência. Não esquecer o RG original e o uniforme de jogo (levar meião branco e caneleira). Qualquer dúvida entrar em contato com o Prof. Márcio: 7783-0640.

Quem canta seus males espanta!


            Mais que apenas um grupo de crianças cantando, o Coral do Fênix Santa Paula já é motivo de orgulho para todos na escola, devido as diversas apresentações que faz ao longo do ano e o comprometimento dos alunos que, comandados pela prof. Tânia Bertassoli, caíram nas graças de pais, colegas, professores e do público em geral.
            Com cerca de 50 participantes (alunos do 3º a 7º ano), o coral já acumula no currículo apresentações de peso, como na sede da Rede Globo de Televisão, em São Paulo, e no Parque Central, em Santo André. “As crianças ficam ansiosas, porém, ensaiamos e apresentamos os shows em ritmo de lazer”, ressalta Tânia.


            Para 2012, a expectativa é de que novos estudantes ingressem no Coral. “A cada ano, sempre fazemos um novo trabalho, montamos um repertório diferente com novos valores, e os alunos criam expectativas e ficam esperando a volta das aulas”, enfatiza a professora.


            Para participar do Coral Fênix é muito fácil! Basta se inscrever e aparecer nos ensaios, que ocorrem todas as quartas-feiras, das 12h às 13h, no auditório do Fênix Santa Paula. A atividade é gratuita.


Novidade na música!


            Sempre pensando em proporcionar novas possibilidades aos alunos, a direção do Colégio fechou uma parceria com o Espaço Cultural de Artes – ECA, que promete trazer muitos benefícios aos estudantes. Em 2012, os alunos do Fênix Santa Paula terão a oportunidade de conhecer diversos instrumentos, como teclado, guitarra, baixo, bateria, violão, além de técnicas de canto.


            Os cursos serão desenvolvidos para alunos iniciantes, intermediário e avançado, com duração de uma hora de aula, uma vez por semana no ECA, espaço especializado no ensino da música com diversas salas de instrumentos.

Segue abaixo a grade com cada instrumento e as vagas disponíveis:

INSTRUMENTO     VAGAS
BATERIA                    2
GUITARRA                 4
BAIXO                         2
CANTO                        3
TECLADO                   3
VIOLÃO                      6


Material Didático: 01 caderno grande pautado para música.
Pagamento: será emitido, pelo Espaço Cultural de Artes, o boleto bancário referente às mensalidades de março a dezembro de 2012.
Férias: nos meses de julho e dezembro, serão realizadas 02 aulas semanais.
Inscrições: até 15 de março de 2012.
Início das aulas: 19 de março de 2012.
Horários: a ser combinado diretamente no Espaço Cultural de Artes.
Cancelamento: o interessado deverá contatar o Espaço das Artes com 30 (trinta) dias de antecedência.
Investimento: Entrar em contato com a secretaria do Colégio Fênix Santa Paula (Tel: 4221-2334) ou, diretamente, com o Espaço Cultural de Artes (Tel: 4226-3874)

13 de mar. de 2012

SE LIGA NAS LIGAS!!!


   Assim como já divulgamos, as Ligas do Núcleo de Formação Humana – NFH já estão abertas para o ingresso de integrantes. Portanto, confira abaixo o horário dos encontros.

Início das atividades: 19.03.2012

LIGA de Ciência e Tecnologia: Segunda-feira das 14h às 15h30
Prof. Rafael Ruggi (rafael.ruggi@cfenix.com.br);

LIGA de Cultura e Arte: Terça-feira das 16h30 às 18h
Prof. Marisa Castro (marisa.castro@cfenix.com.br);

LIGA do Meio Ambiente: Quarta-feira das 14h às 15h30
Prof. Lilian Capella (lilian.capella@cfenix.com.br);

LIGA de Direitos Humanos: Quinta-feira das 14h as 15h30
Prof. Rafa Dutra (rafadutra@cfenix.com.br);

LIGA da Saúde: Quinta-feira das 14h30 às 16h
Prof. Thaís Garé (thaisgare@cfenix.com.br);

LIGA da Família: Terça-feira das 19h30 às 21h*
Prof. Valéria San Roman (valeria.sanroman@cfenix.com.br)
*o primeiro encontro será no “Conversando Sobre” dia 27/03/2012 às 20h.

O que são as LIGAS do NFH?

            São grupos formados por alunos do 9ºEFII ao 3ºEM que estão interessados em aprofundar os estudos a respeito desses temas e, principalmente, desenvolver projetos e ações em nossa escola e na comunidade. A LIGA da Família contará também com a participação dos pais e familiares! Venham conhecer nossas LIGAS e participem!

PO´s Inglês EF II


            A coordenação do Ensino Fundamental II, do Colégio Fênix Santa Paula, informa que os horários das Provas Oficiais – PO´s de Inglês seguem nas aulas do respectivo  professor, fora do Calendário Geral ETAPA.


PROVAS OFICIAIS DE INGLES DO 1º TRIMESTRE

PROF. CAROLINA - 6os anos A/B/C
PO1 - DIA 21/03/2012 (QUARTA-FEIRA)
PO2 - DIA 18/04/2012 (QUARTA-FEIRA)
PROVA DE RECUPERAÇÃO - DIA 16/05/2012

PROF. TASSIANA – 7os e 8os anos
PO1 - DIA 23/03/2012 (SEXTA-FEIRA)
PO2 - DIA 20/04/2012 (SEXTA-FEIRA)
PROVA DE RECUPERAÇÃO – DIA 11/05/2012

PROFª FATIMA – 9os anos
PO1 – 21/03/2012 (quarta-feira)
PO2 – 11/04/2012 (QUARTA-FEIRA)
PROVA DE RECUPERAÇÃO – 09/05/2012 (QUARTA-FEIRA)

12 de mar. de 2012

4° ano aprende sobre a história da pizza


           Durante o primeiro semestre, os alunos dos 4os anos iniciam a unidade 1 de português com a “história da pizza”. E como o melhor mesmo é aprender na prática, nesta sexta-feira, dia16, será feita uma degustação de pizza de mozarela, no Restaurante Nutri Fênix.

            A atividade será feita em horário normal de aula, para o aluno participar os pais precisam enviar, até quinta-feira, dia 15, o comunicado contendo o cardápio escolhido e o valor da degustação.

9 de mar. de 2012

Venha fazer parte das LIGAS do NFH


Em prol de uma formação humana de qualidade dia 27 de março, terça-feira, às 20h, acontece o primeiro encontro das LIGAS do Núcleo de Formação Humana – NFH. O evento, que ocorre no auditório do Colégio Fênix, tem o objetivo de criar na prática espaços de troca de diálogos e a construção de conhecimento entre pessoas nas áreas de direitos humanos, saúde, ciência e tecnologia, arte e cultura, meio ambiente e família.

O NFH, também, irá promover um processo seletivo, para monitores das LIGAS, com alunos do 9º ano do Fundamental II e do Ensino Médio, que receberão desconto na mensalidade. A presença dos pais é imprescindível para desempenhar este papel de integração, como um canal direto de comunicação entre as famílias, o Colégio e a comunidade. “Os barcos estão prontos, no entanto, nosso destino depende de quantas pessoas estarão remando conosco e de quais decisões esses grupos vão tomar”, ressalta o coordenador do NFH, Rafael Dutra.

Conheça as seis Ligas do NFH e seus professores coordenadores, escolha a sua e participe. Para inscrições, entre em contato por telefone: 4221-1334, e-mail: secretaria@cfenix.com.br. Contamos com a sua presença!

·         LIGA de Direitos Humanos, coordenada pelo Prof. Rafa Dutra (rafadutra@cfenix.com.br);
·         LIGA da Saúde, coordenada pela Profa. Thaís Garé (thaisgare@cfenix.com.br);
·         LIGA de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Prof. Rafael Ruggi (rafael.ruggi@cfenix.com.br);
·         LIGA de Arte e Cultura, coordenada pela Prof. Marisa Castro (marisa.castro@cfenix.com.br);
·         LIGA do Meio Ambiente, coordenada pela Prof. Lilian Capella (lilian.capella@cfenix.com.br);
·         LIGA da Família, coordenada pela Profa. Valéria San Roman (valeria.sanroman@cfenix.com.br);

Orientação para as PO’s e PS´s do EM


                       
            As Provas Oficiais - PO´s, já começaram, para evitar problemas em sua realização a coordenação do Ensino Médio divulgou as normas de conduta que devem ser seguidas pelos alunos, durante a realização dos exames. Caso tenha perdido alguma avaliação oficial, não se esqueça de agendar sua Prova Substitutiva - PS.

  
ORIENTAÇÕES PARA AS PROVAS OFICIAIS (PO'S)

 HORÁRIO: 1ª aula (7h20 às 8h05) - 3as, 5as e 6as feiras.
Obs.: 1) Permanência mínima em sala após o início da PO: 30 minutos;
           2) Tolerância para atraso: 10 minutos. Prazo maior que este deverá ser justificado
pelo responsável.
           MATERIAL NECESSÁRIO: caneta azul ou preta, lápis e borracha.
           Obs.: Todo material escolar (mochila, apostila, cadernos, etc.) deverá ficar do lado de fora da sala.
            Não será permitido o uso de estojo e/ou empréstimo de material.

O ALUNO DEVERÁ:
- EM SILÊNCIO, entrar na sala e sentar-se no lugar previamente indicado.
- Antes de iniciar a prova, preencher o cabeçalho da mesma e ler com cuidado as orientações gerais indicadas pelo professor, na prova.
- Durante a prova, assinar a lista de presença.
 ORIENTAÇÕES GERAIS:
a) Leia toda a prova com atenção antes de iniciá-la.
b) Comece com as questões cujos assuntos apresentar maior domínio.
c) Não deixe questões "em branco".
d) Provas Dissertativas: respostas à tinta e sem rasuras.
e) Provas Dissertativas com Cálculos: os cálculos poderão ser feitos a lápis mas a resposta deverá ser à tinta.
f) Não responder entre os enunciados, a não ser que haja espaço reservado. Usar o verso da folha de questões e a folha de sulfite anexa.
g) É proibido comunicar-se com os colegas ou fazer consultas em qualquer fonte de informações. Caso isto aconteça, a prova será anulada e o Conselho decidirá a penalidade.

 ORIENTAÇÕES PARA AS PROVAS SUBSTITUTIVAS (PS's)
- A PS tem a função de repor a nota de qualquer PO (uma por disciplina) perdida na data oficial ou
substituir a menor nota abaixo de 60% da nota da prova, dentre as PO's realizadas em cada disciplina.
- Todas as informações válidas para as PO's também são válidas para as PS's.
- As PO’s e PS’s serão agendadas pelo colégio e as demais, quando houver, pelo professor.

8 de mar. de 2012

Somos Espelhos - Por Andréa Brandão


A mulher ideal...


Um breve relato desta História


            No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

            A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, em um ato totalmente desumano.

            Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica, em 1857. Mas, somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Objetivo da Data

            Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

            Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data, foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

7 de mar. de 2012

Horário das atividades esportivas - EFI


Horário do Esporte - Quadra 2



Horário do Esporte - Quadra 2

SEGUNDA

10h30 às 11h50
Márcio - Ed. Física
6ºC

12h30 às 13h40
Márcio - Ed. Física
7ºA

13h40 às 14h50
Márcio - Ed. Física
8ºA

14h50 às 16h00
Márcio - Ed. Física
9ºA/B/C

16h00 às 16h50
Márcio - Futsal
8º/9º A/B

16h50 às 17h50
Márcio - Futsal - I/J

17h45 às 18h30
Melão - Futebol
4ºB

18h30
às 19h10
Márcio - 6ºC

19h10 às 20h10
Márcio - Futsal - PM

20h10 às 21h10
Márcio - Futsal - M

TERÇA

às 13h30
Melão - E. M.
12h40 

Melão - E. M.
13h30 às 14h20

14h20 às 15h30
Márcio - Ed. Física
9ºA/B/C


17h45 às 18h30
Silvana - HF
Fund. II

18h30 às 19h30
Melão - HM
Fund. II


19h30 às 20h30
Melão - HM
E.M.


QUARTA

12h40 às 13h30
Melão - E. M.

13h30 às 14h20
Melão - E. M.

16h50 às 17h50
Márcio - Futsal - I/J

17h45 às 18h30
Silvana - Ed. Física
9ºA/B/C

19h20 às 20h10
Márcio - Futsal - PM

20h10 às 21h10
Márcio - Futsal - M


QUINTA

12h30 às 13h40
Márcio - Ed. Física
6ºB

13h40 às 14h50
Márcio - Ed. Física
7ºB


14h50 às 16h00
Márcio - Ed. Física
8ºB/C

16h00 às 16h50
Márcio - Futsal
6º/7º A/B

19h15
Marcelo - Voleibol
Adulto Fem

SEXTA

12h00 às 13h10
Márcio - Ed. Física
6ºA

13h30 às 14h30
Marcelo - VFPM

14h30 às 15h30
Marcelo - VMPM

15h30 às 16h30
Marcelo - VFM

16h30 às 17h30
Marcelo - VMM

17h45 às 18h30
Marcelo - VFMPM