23 de dez. de 2011

É o nosso mais sincero desejo


            Mas um ano está indo embora. Um ano onde o carinho e a amizade estiveram sempre presentes.

E, agora, o que podemos desejar para o próximo ano?

            Que as verdadeiras amizades continuem eternas e tenham sempre aquele espaço especial em nossos corações.
            Que as lágrimas, mesmo que poucas sejam compartilhadas.
            Que as alegrias estejam sempre presentes e sejam comemoradas por todos.
            Que a inocência de nossas crianças e a sabedoria dos nossos velhos seja, pelo menos, respeitada.
            Que o carinho esteja presente em um simples ‘Olá’, ou em qualquer outra frase, mesmo que dita brevemente.
            Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades, novos amores e novas conquistas.
            Que Deus esteja, sempre, com sua mão estendida apontando os seus caminhos.
            Que os sentimentos pequenos sejam banidos de vez de nossas vidas.
            Que aquele que necessite de ajuda encontre em nós, sempre, o conforto e a palavra amiga.
            Que a verdade, sempre, esteja acima de tudo.
            Que o perdão e a compreensão superem as mágoas e as desavenças.
            Que tudo o que sonhamos seja transformado em realidade.
            Que o amor pelo próximo seja a nossa meta absoluta e que nossa longa jornada nos próximos 365 dias seja repleta de otimismo e esperança, força de vontade e poder de realizar.
            É o nosso mais sincero desejo. Feliz Natal!
            E um Próspero Ano Novo com muito carinho.

22 de dez. de 2011

É Natal!


Por Andréa Brandão

É Natal.
                Momento de reflexão individual. Momento de estar próximo das pessoas queridas e compartilhar coisas boas!
                Momento de se posicionar em relação ao próximo, um pedido de perdão, um abraço que muito tempo não se dava, um telefonema, um presentinho mais simbólico do que luxuoso.
É Natal.
                Muitos agradecimento a fazer a DEUS!
FELIZ ANO NOVO!
                Deixar para traz tudo que não foi bom, toda tristeza sentida, toda decepção vivida.
Olhar para frente como novos olhos, o da esperança por um mundo melhor, pela paz entre os povos, pela justiça, pela verdade, por novas conquistas, novos sonhos, novos ideais. PERMITA-SE a ser feliz, a gargalhar ao vento, bater palmas para o arco-íris, vibrar com uma lua linda no céu, se encantar pelo barulhinho do mar. Creia que a verdadeira felicidade está nas coisas simples da vida!
 
                UM FELIZ ANO DE 2012. Agradeço à você pelo carinho e confiança depositada  em nosso colégio!
 
DEUS O ABENÇOE!
 
Andréa Brandão
Orientadora Educacional

21 de dez. de 2011

Tempus Fugit


Por Rafa Dutra
           Lembro-me do primeiro texto que escrevi para essa coluna no início de 2011, e “de repente” me pego escrevendo o texto de final de ano. Mais uma vez fica a sensação de que o ano passou rápido, e entramos no mês de dezembro com a postura de diminuir um pouco o ritmo, começar a avaliar o que foi feito, replanejar nossos passos e tomar fôlego para iniciar o próximo ano!

          Para nós, o ano de 2011 foi extremamente rico. Acertamos, erramos, conseguimos manter projetos bacanas, desenvolver novas propostas e chegar nesse momento com a sensação de dever cumprido. Sem dúvida, a avaliação de 2011 é positiva! Iniciamos esse ano com duas novas aulas na escola: “Vida de Adolescente”, para os 6º, 7º e 8º anos do EF II, e “Projeto de Vida”, para alunos do 9º ano do EF II ao 3º ano do Ensino Médio, além do projeto “Conversando Sobre”, que envolveu a participação dos familiares de nossos alunos. Sem dúvida, essa experiência nos proporcionou muito aprendizado sobre o que é preciso manter, o que é preciso mudar e o que podemos agregar.

              Em 2012 essas duas “aulas” ganharão uma nova dimensão em dois grandes projetos de nosso colégio: o NFH – Núcleo de Formação Humana (que será para toda a escola) e o PAV – Programa de Apoio ao Vestibulando (que será para o Ensino Médio). O projeto “Conversando Sobre” fará parte do Fênix JUNTOS, um departamento do NFH voltado para atividades que promovam o diálogo e a integração entre a escola e a família.

             Com isso, chegamos ao final de 2011 não apenas com a sensação de que esse foi um ano muito produtivo e de muito aprendizado, mas, também, cheios de expectativas para o ano que virá. Esperamos que em 2012 possamos continuar contando com a participação de pais e alunos para as novas atividades e que, juntos, seja possível fazer diferença na formação de nossos alunos. 


            Mais um ano chega ao fim e mais uma vez parece que o tempo fugiu (tempus fugit). No entanto, mais uma vez, terminamos um ano contentes com os resultados atingidos e cheio de expectativas de novas ações e novas propostas para o ano seguinte!

          Obrigado por acompanharem essa coluna e nossas atividades em 2011. E para 2012, deixo uma mensagem nas palavras de Carlos Drumond de Andrade:

        “Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.

         É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.

Forte Abraço e Feliz 2012!

Prof. Rafa Dutra

13 de dez. de 2011

Deixar de sonhar? Jamais!

Por Andréa Brandão
            Crescer e tornar-se uma pessoa adulta não é nada fácil, as responsabilidades chegam, a vida financeira passa a ser de extrema importância, o sonho de formar uma família fica cada vez mais evidente, formar-se numa boa faculdade e arrumar um excelente emprego. Vários sonhos, muitas expectativas. Dia a dia de um adulto: Muitas conquistas, algumas derrotas, cair e levantar, mudar, persistir, tentar pela última vez, semear, colher, acreditar, aprender e ensinar sempre.

            Nós adultos, somos referências para as nossas crianças, e muitas vezes por não conseguirmos conquistar tudo que almejamos nos tornamos pessoas egoístas.

             Isso significa que, muitas vezes, deixamos de respeitar os desejos delas para impor as nossas vontades, os nossos sonhos, os nossos ideais e por isso transferimos as nossas frustrações para pessoas que também tem ou terão os seus sonhos.

Quantas vezes ouvimos alguém dizer:
- Quero que meu filho seja doutor!
-Meu filho será um grande jogador de futebol!

            Tenho certeza que nenhum pai e mãe faz isso por mal, muitas vezes é inconsciente; mas sendo os maiores responsáveis pelos filhos, suas atitudes devem ser bem analisadas. Antes de qualquer tipo de formação acadêmica, de qualquer escolha, temos que ter a certeza que o elo que une pais e filhos deve ser o do amor e do respeito mútuo. Nenhuma formação é mais importante que uma família sólida e unida. Nenhum doutor é verdadeiramente feliz, se não tem como alicerce pais presentes, solícitos e amorosos.

            Isso não quer dizer que os pais não devam opinar sobre a vida de seus filhos; pelo contrário, devem sim participar diariamente de suas escolhas, mas jamais impor-lhes sonhos e condutas que não sejam pertinentes a
eles.

Deixar de sonhar? Jamais!
Sonhar o “seu sonho”? Sempre!

12 de dez. de 2011

Comunicado: Vendinovu HOPI HARI


Senhores Pais, Responsáveis e Alunos:

Informamos aos alunos que o Vendinovu Hopi Hari acontecerá no dia 16/12/2011.
Orientações aos interessados:
- retirar uma senha na secretaria do Colégio a partir de terça-feira, dia 13/12/2011.
- imprimir o ingresso na central do aluno;
- apresentar a senha e o ingresso na portaria do Hopi Hari, portando documento com foto.
Qualquer dúvida, entrar em contato com o Coordenador Melão .

Atenciosamente,
Coordenação de Eventos 

Comunicado: Formatura e Viagem - 2012


Senhores Pais, Responsáveis e Alunos:

Formatura:
Informamos que a formatura deverá ser negociada diretamente com a Luana, na tesouraria, durante o período de férias.
Viagem:
Deverá ser negociada diretamente na Agência Forma Turismo (fone: 4121-8639).
Qualquer dúvida, entrar em contato com o coordenador Melão.

Atenciosamente,
Coordenação de Eventos 

8 de dez. de 2011

“Arco-Íris Musical” colore noite de encerramento das aulas de música em 2011

            Brilho, ambiente relaxante, descontraído e muito colorido. Foi nesse clima que os alunos dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental I apresentaram, na noite desta quarta-feira, o espetáculo “Arco-Íris Musical”, que marcou o encerramento das aulas de música do ano letivo de 2011 do Colégio Fênix Santa Paula.
            Coordenados pela professora Tânia Bertassoli, que deu um verdadeiro show no teclado, os alunos colocaram em prática vários ensinamentos relacionados ao universo da musicalização. Timbre, tempo, notas musicais e produção de sons com diferentes materiais e instrumentos, como copos e flautas, foram explorados.
            As apresentações tiveram início com um grande coral formado pelos alunos de todas as classes. Em total sincronia, eles relembraram o publico presente ao Auditório Fênix cantando “Música do Jardim”, canção que foi sucesso no inesquecível Dia da Família. Depois disso, as turmas se apresentaram separadamente, desvendando as notas musicais e os sons.
            Para fechar o show com chave de ouro, as classes novamente se uniram e emocionaram a todos com a música “Arco-Íris”, tema de despedida. Ao final, a professora Tânia aproveitou para agradecer aos pais e familiares presentes, que lotaram o Auditório, “as crianças fecharam 2011 em grande estilo”, ressaltou a professora.

Recuperação Ensino Fundamental II


Srs. Pais, Responsáveis e Alunos do Ensino Fundamental II
Ref.: Semana de Recuperação

         Informamos que no período de Recuperação, de 8 a 13/12, os alunos frequentarão suas aulas em horário normal.
         No período de Exame, de 14 a 17/12, os alunos frequentarão as aulas somente no horário da disciplina em que estiver de exame.

Atenciosamente,
Isabel Baptista A. Oliveira
Diretora/Coord. Pedagógica

Cartilha de Educação Financeira


Hoje é o Dia Nacional da Família!!!


7 de dez. de 2011

Representante de classe: até que ponto sua eleição é boa para a escola e para os alunos?


        De Melissa Diniz para o Portal UNO de Ensino

Crédito: ©Szasz-Fabian Ilka Erika/Shutterstock
            Como saber se as medidas adotadas pela escola estão agradando aos alunos? Como ter certeza de que eles aprovam a forma como são avaliados? Ou que as atividades extracurriculares propostas pela instituição atendem às suas necessidades? Para obter-se essas e outras respostas, a existência de um representante de classe se mostra fundamental. 

          Embora alguns professores e coordenadores tenham dúvidas a esse respeito, especialistas afirmam que a existência de um aluno eleito pelos colegas, que possa negociar seus interesses com a escola, é uma medida democrática e muito benéfica tanto para educadores como para os educandos. "O representante deve ser - como o próprio nome diz - alguém que a maioria dos alunos da classe deseja que os represente", afirma Maria Irene Maluf, especialista em Psicopedagogia e Educação Especial. 


          Para a escola, surge a possibilidade única de um feedback sincero e valioso. "Talvez seja o mais importante retorno que a escola possa receber, pois os alunos estão ali, diariamente, vivenciando um processo de aprendizagem riquíssimo, não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também social, cognitivo, emocional", diz. 


         Irene reforça que pequenas ou grandes correções no trabalho, principalmente indicadas pelos alunos e ponderadas pela instituição, vão atingir a vida dessas crianças, de suas famílias e da própria escola. "Essa 'escola viva' é a escola que aprende, se modifica e cresce com seus alunos", afirma. 


         Na avaliação da psicopedagoga, esta é uma situação muito rica de aprendizado para todos e que a escola não deve desprezar. Isso porque, de um lado, a eleição promove uma união maior da turma, que deve conversar e escolher alguém para falar por ela. Por outro lado, os candidatos também são incentivados a um exercício de liderança, a ter capacidade de autocrítica e ao desenvolvimento pessoal. 


         "Eles treinam uma série de habilidades importantes na vida profissional futura, como falar em público, ser empáticos com o pensamento alheio, mediadores, justos com o desejo da maioria, controlados em ações e atitudes", explica. 


          Para a professora Isabel Baptista Alves de Oliveira, diretora pedagógica do Colégio Fênix Santa Paula, em São Caetano do Sul, o representante de classe é a voz da turma e não um simples ajudante do professor. Trata-se de um aluno que personifica todos os anseios, sentimentos e pedidos da classe, funcionando como um mediador. "No colégio onde trabalho, as eleições de turma são incentivadas a partir do 6° ano, quando são feitas as campanhas eleitorais com direito a cartazes com torcidas." 


         Isabel ressalta que qualquer movimento que propicie a união dos alunos é bem-vindo. Porém, em sua visão, a relação entre os estudantes e coordenadores é fundamental para que todas as solicitações sejam ouvidas e avaliadas. "A escola deve incentivar a organização, mas mais importante que estimular que um grupo chegue ao poder é fazer com que a democracia esteja presente em seu dia a dia, encurtando o espaço entre estudantes, diretores e coordenadores", pondera. 


         Para Renata Volpi, coordenadora pedagógica do Colégio Renovatus, de Campinas, o representante deve atuar como um elo entre a equipe pedagógica e os alunos. "Nós acreditamos muito na proposta de um grêmio estudantil ativo. No colégio, procuramos incentivar esta iniciativa do 9°ano ao Ensino Médio." 


        A maior vantagem de se fazer isso, ressalta Renata, é que os alunos sentem-se inseridos no processo escolar. E a escola ainda pode receber um retorno dos estudantes sobre as medidas que adota. "Fazemos esta avaliação semestralmente com os alunos a partir do 6° ano para ajustarmos as nossas ações no decorrer do processo", diz. 


Representação para além da sala de aula 


        Mas nem sempre o processo de escolha do representante é pacífico e livre de conflitos, revela Irene Maluf. "Pode acontecer de o escolhido não ter o perfil ideal ou não ser o líder esperado pelos colegas e até pelos professores, e aí reside outro aprendizado que todos deveríamos enfatizar na educação de nossas crianças e jovens: o de estar atentos ao que os líderes fazem e cobrar deles uma boa representação", explica. 


       No entanto, Irene acredita que na maioria das vezes a escola e os alunos só têm a ganhar criando esse espaço de educação para a cidadania. "Parte a parte, haverá sempre um olhar crítico, construtivo, reformulador. Mas só será uma iniciativa válida se os limites de cada parte forem respeitados e se forem guardadas as questões de interesse maior da escola: o aprendizado acadêmico de bom nível e a formação de cidadãos responsáveis." 


       A participação do aluno, entretanto, não se resume à sala de aula. "Eles podem e devem avaliar tudo o que se refere ao teor das aulas em todos os aspectos, bem como dar sugestões de melhorias no espaço escolar. Cabe à escola ter o bom senso para analisar os apontamentos e tomar decisões que vão ao encontro de seus objetivos", afirma Renata. 


       Mas não pense que por serem crianças ou adolescentes, os alunos não tenham opiniões válidas. "A opinião deles é sempre relevante. Em minha escola nós analisamos todas as reivindicações, pois, às vezes, algo que parece absurdo pode se desdobrar como uma ideia genial", diz Isabel. 


       Segundo a professora, além das questões referentes ao cotidiano da turma, os alunos também podem participar das decisões sobre trabalhos realizados dentro da instituição, festas, viagens de formatura, feiras, entre outras atividades. 


       Para os que ainda têm dúvidas sobre a capacidade dos estudantes de opinarem de maneira criativa, Irene explica que existe uma diferença entre opinião gratuita, sem fundamentação, que a maioria das crianças externa, e a opinião que aparece ao longo do crescimento, quando os alunos são estimulados pela família e pela própria escola. 


       "Não se trata de criar indivíduos que reclamam ou opinam em tudo sem fundamentação, mas pessoas que se engajem no próprio processo educativo e aprendam a fazer uso da crítica construtiva, do compartilhar de ideias e, assim, serem capazes de assumir responsabilidades", diz. 


        Para as escolas que estejam interessadas em criar grêmios ou incentivar a eleição de representantes, Maria Irene Maluf dá um conselho: para ter chance de sucesso, todo movimento deve ser precedido de reflexão e normatização antes da ação. "Isso significa que é preciso ter um corpo docente e administrativo esclarecido, coeso, objetivos claros e normas bem pontuadas antes de abrir esse espaço novo de aprendizagem para os alunos", avisa a especialista.

6 de dez. de 2011

Espetáculo “Arco-íris Musical” - Ensino Fundamental I



Os 1os, 2os e 3os anos do Colégio Fênix Santa Paula apresentam: “Arco-íris Musical”
Data: 07 de dezembro
Horário: 20h (os alunos deverão chegar ao colégio às 19h30 e dirigir-se a sala de aula de capoeira)
Traje: 1ºA e B - calça jeans e camiseta amarela
            2ºA e B - calça jeans e camiseta laranja
            3ºA e B - calça jeans e camiseta azul
As meninas deverão vir com presilha, chiquinha, tiara ou fita no cabelo de preferência da cor da camiseta.

“A educação musical é necessária para o desenvolvimento pleno do ser humano, indispensável alimento da alma huma”.
(Heitor Villa Lobos)

Atenciosamente,
Cilene R. M. Donadio
 Coordenadora Pedagógica

Cerimonial de Agradecimento Fênix Santa Paula


            O Colégio Fênix Santa Paula convida os alunos para um cerimonial de agradecimento a todos aqueles que no ano de 2011 se destacaram quanto ao desempenho perante os parâmetros do SISTEMA ETAPA.

            Aproveitamos o momento para entregar as doações de alimentos e materiais
escolares para a ONG AMIGOS DO BEM e também usufruirmos de momentos
de solidariedade e muito aprendizado.

Data: 09/12/2011
Local: Auditório do Colégio
Horário: 9 horas
Programação:
9h – Palavra da DIREÇÂO
9h10 – Entrega dos presentes aos três (3) melhores alunos de cada turma
9h30 – Palestra ONG AMIGOS DO BEM
10h30 – Entrega das arrecadações

5 de dez. de 2011

Confira as novidades do Colégio na TV Fênix


Fênix Santa Paula arrecada livros para Campanha de Natal



             Nesta semana o Colégio Fênix Santa Paula será ponto de arrecadação de livros infanto-juvenis (5 a 13 anos). A iniciativa é uma parceria com a ONG Pé de Livro, que promove a cultura por meio da leitura. A coleta será feita até sexta-feira, dia 09.

            O natal está chegando e a ONG Pé de Livro está arrecadando livros infanto-juvenis (5 a 13 anos) para, juntamente com a Ong Grupo do Amor, distribuir sacolas de Natal para 4.000 crianças, que receberão além de brinquedos e doces, seus livros doados. A parceria com o Colégio Fênix Santa Paula servirá para ampliar ainda mais o número de doações. Portanto, ajude quem precisa, leve seus livros usados para o colégio.

            E fica uma dica! Ao doar deixe uma dedicatória num papel dentro do livro. Certamente, as crianças irão adorar. Contamos com toda a colaboração de pais, amigos, professores e familiares!

2 de dez. de 2011

Comunicado: Recuperação EFII

            Atenção pais e responsáveis dos alunos do Ensino Fundamental II que não alcançaram a média nas disciplinas de Química, Física, Português e Inglês, confiram abaixo a data das provas de recuperação.
            Qualquer dúvida entrem em contato com a coordenação do Fênix Santa Paula.
Química:
Conteúdo: PO1 e PO2 do 3º trimestre.
A prova será no dia 02/12 (6ª feira)

Física:
Conteúdo: PO1 e PO2 do 3º trimestre.
A prova será no dia 05/12 (2ª feira)

Português:
A prova será no dia 12/12 (2ª feira)

Inglês:
A prova será no dia 13/12 (3ª feira):

1 de dez. de 2011

Comunicado EFI: "Arco-íris Musical"

Srs. Pais ou Responsáveis,
Os 1os, 2os e 3os anos do Colégio Fênix Santa Paula apresentam: “Arco-íris Musical”
Data: 07 de dezembro
Horário: 20h (os alunos deverão chegar ao colégio às 19h30 e dirigir-se a sala de aula de capoeira)
Traje: 1ºA e B - calça jeans e camiseta amarela
            2ºA e B - calça jeans e camiseta laranja
            3ºA e B - calça jeans e camiseta azul
As meninas deverão vir com presilha, chiquinha, tiara ou fita no cabelo de preferência da cor da camiseta.

“A educação musical é necessária para o desenvolvimento pleno do ser humano, indispensável alimento da alma huma”.
(Heitor Villa Lobos)

Atenciosamente,
Cilene R. M. Donadio
Coordenadora Pedagógica